OBSERVAÇÃO DE AVES

Pequeno teaser da equipe Bird Check Brasil em parceria com a Pousada Oikos. Esse vídeo mostra um pouco do que produzimos em São Luiz do Paraitinga SP na @pousadaoikosoficial com @josielbriet @will_brietbiologo


Produção e imagens aéreas @sillbo_

Direção e imagens @marcioconradocunha

Realização @birdcheckbrasil

PASSARINHEIROS


A observação de aves ou (Birdwatching) é uma atividade sustentável, fácil e prática que tem como objetivo, observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. O Birdwatching pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, emocionante, incentiva a passear mais e ter mais contato com a natureza.

DIVERSIDADE


A pousada Oikos possui mais de 300 espécies já registrada ao longo de vários anos. É a pioneira no turismo de observação de aves no município de São Luiz do Paraitinga. Desde beija-flores, corujas, gaviões entre tantas outras espécies, a Pousada Oikos oferece serviço com guia local especializado em observação de aves.


CORUJAS

Estrigiformes são aves da ordem Strigiformes, que inclui aves de rapina, tais como corujas, mochos e murucututu. São caçadoras eficientes, usando sobretudo seus olhos extremamente aguçados e movimentos rápidos. Aqui na Oikos encontramos uma grande diversidade de corujas, como a caburé acanelado, corujinha do mato, murucututu, corujinha sapo, coruja listrada e orelhuda. 

BEIJA-FLORES

 

O beija-flor, também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas. Na Pousada Oikos contamos com no mínimo 9 espécies. 

MARIA LEQUE DO SUDESTE


A maria-leque-do-sudeste é uma ave passeriforme da família Tityridae. Medindo de 16 a 17,5 cm de comprimento e pesando entre 13 e 21 gramas, a maria-leque-do-sudeste conta com uma crista espetacular, mas raramente vista.

DSC_3090

O PINTO DO MATO

O pinto-do-mato é uma ave passeriforme da família Grallariidae. Também conhecida como torom-malhado, toróm-do-mato e tovaca-cantora. Mede 12cm, sendo a menor espécie da família Grallariidae. Extremamente pernilonga, corre ou voa curtas distâncias rente ao solo. Territorialista, defende seu território de aproximadamente 100m de extensão linear, atendendo rapidamente ao playblack do seu canto gravado. A voz é uma sequência de 8 a 12 assobios suaves.

MACUQUINHO


O tapaculo-de-peito-branco ou macuquinho é uma espécie de ave da família Rhinocryptidae. É endêmica da Mata Atlântica no sudeste do Brasil. Está ameaçado por perda do habitat. 

DSC_2088

TESOURINHA DA MATA

 

 

A tesourinha-da-mata é uma espécie de ave da família Cotingidae. É a única espécie do género Phibalura. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.

SANÃ VERMELHA

 

 

A sanã-vermelha é uma espécie de ave da família Rallidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os seus habitats naturais são pântanos.

BEIJA FLOR-DE-TOPETE


Stephanoxis lalandi é uma espécie de ave da família Trochilidae. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Brasil e Paraguai. Os seus habitats naturais são: regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude e florestas secundárias altamente degradadas.